
Informação, conhecimento e sabedoria.
Você sabe a diferença entre informação, conhecimento e sabedoria?
Saber isso pode mudar a sua vida e seu destino.
Informação.
Nossa geração e de nossos filhos, hoje, se orgulha de dizer que vive na era da informação. De fato, atualmente, um adolescente de 14 anos com um celular conectado á internet, tem mais informação ao seu alcance do que os reis da idade média tiveram durante suas vidas inteiras. E estou falando dos monarcas, que tinham à sua disposição, a quase totalidade de informações disponíveis à época. Se comparado com o camponês médio, a coisa fica ainda mais desigual.
No entanto, isso de modo algum significa que temos uma geração com mais conhecimento. O motivo disso é que realmente houve uma multiplicação de informação, porém de uma informação inútil, que nada agrega na formação de conhecimento que traga algo de valor para a vida de um indivíduo ou da sociedade.
Milhões de adolescentes, jovens e até adultos gastam boa parte de sua vida consumindo informação, fútil, inútil e até prejudicial.
Quantos gastam seu tempo em intermináveis vídeos de dancinhas do Tik tok, em canais de completa nulidades do Youtube, ou acompanhando o número de vezes que sua celebridade favorita troca de namorado, ou de roupa, ou de sexo? O Big Brother Brasil de 2020 registrou um recorde de 1.532.944.337 de votos. Isso mesmo, um total acumulado de um bilhão, quinhentos e trinta e dois milhões, novecentos e quarenta e quatro mil e trezentos e trinta e sete votos. Considerando que em 2020 tínhamos cerca de 208 milhões de habitantes no Brasil, é de se notar que milhões de pessoas utilizaram parte relevante do seu tempo consumindo esse tipo de informação e prontificaram-se a votar, torcer e acompanhar os participantes do programa em questão.
Recentemente, presenciamos um número elevado de pessoas ir para as redes sociais ofender e trocar insultos durante dias porque o jogador de futebol, ex-Flamengo e atual Real Madrid, Vinícius Júnior, perdeu para o espanhol, Rodri, a disputa pelo troféu “Bola de Ouro”, que elege o principal jogador de futebol do ano. Muitos deles com pensões atrasadas, dívidas com bancos e trabalhando de 10 a 12 horas em troca de um salário que mal chega aos 20 dias do mês. Vini Jr é um dos boleiros mais bem pagos do mundo.
Esses são exemplos de casos em que as pessoas pautam suas vidas sobre fatos e informações de baixa ou nenhuma relevância para sua edificação e crescimento pessoal, financeiro, intelectual e espiritual.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que não estou criticando a forma que leva a sua vida. Tens toda a liberdade para viver dessa forma o resto de seus dias. Creio no Deus da Bíblia como o criador dos céus, terra e todas as almas viventes. E um dos princípios mais importantes para o criador é a plena liberdade de escolha de suas criaturas, sejam elas físicas ou espirituais. As leis físicas são meros reflexos de leis muito mais antigas estabelecidas no mundo espiritual pelo criador.
Uma delas é a terceira lei de Newton, conhecida como a lei da ação e reação. Assim como a lei da gravidade, Newton não inventou essa lei, apenas a descobriu.
Em outras palavras, Deus dá às suas criaturas total de liberdade de escolha, mas cada escolha implica em uma inevitável consequência.
Então, não estou te criticando por escolher viver uma vida inteira consumindo e vivendo intensamente entretenimento barato, vulgar e passageiro. Sei que essas coisas têm o poder de liberar altas doses de dopamina (hormônio do prazer) e podemos simplesmente desligar o cérebro e fugir muitas vezes da dura realidade que acomete a vida de muitos. Mas permita-me dizer que, pautar a vida sobre essas coisas é se colocar sob altíssimo risco de cair em acomodação que pode fechar a porta de elevadas oportunidades para você e prendê-lo em um círculo vicioso. Inúmeras pessoas passam a vida consumindo esse tipo de informação, para fugir de suas realidades, porém, é justamente a entrega desenfreada a esse estilo de vida que as impedem de mudar a sua história. Eis o círculo vicioso que te impede de buscar o conhecimento que pode mudar sua vida.
Conhecimento.
O conhecimento é o ajuntamento de informação de qualidade.
Uma pessoa com conhecimento traz muitos benefícios para sua vida e para as pessoas próximas a si. O conhecimento é bom, é útil, porém, não é tudo. O conhecimento precisa ser acompanhado da sabedoria, caso contrário, em última instância, não passa de uma tolice refinada.
Algumas ilustrações para melhor entendimento:
Sei de um rapaz que passou em um cobiçado concurso público federal com um salário de mais de R$ 20 mil mensais fora demais benefícios.
O rapaz mudou de cidade, passando a morar sozinho, começou a andar com pessoas de hábitos duvidosos e promover festas regadas a bebidas, drogas e orgias em seu apartamento todos os finais de semana. Acha ter muitos amigos, afinal de contas era muito popular, pois bancava todas as farras de seu próprio bolso, atraindo assim, muita “companhia”. Passou a descuidar da aparência e faltar ao trabalho repetidas vezes por causa do vício nos ilícitos. Por fim, em uma dessas festas, excedeu-se no consumo de drogas e teve um fim trágico, morrendo de overdose com uma vida e uma carreira brilhante toda pela frente.
Ele tinha muito conhecimento e um potencial incrível, mas infelizmente faltou-lhe sabedoria para gerir suas vidas e seus recursos, bem como escolher seus companheiros conforme advertência contida na Palavra de Deus:
“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”.
1 Coríntios 15:33
Aqui, podemos alegar que o caso do rapaz é um flagrante caso falta de sabedoria e que que não reflete a realidade de muitos.
Isso é verdade, porém o conhecimento sem a sabedoria pode ser muito mais sutil, no entanto, tão perigoso como o caso acima.
Considere o workaholic, a pessoa que tem compulsão por trabalho e faz disso o sentido da sua vida. Dispensa uma energia enorme em pró do seu ofício não medindo tempo nem ocasião para estar à disposição da empresa, mesmo que isso custe o precioso tempo que poderia estar com seus entes queridos, filhos e cônjuge. Inúmeros filhos crescem sem referência de pai ou de mãe, porque esses estão dedicando os melhores anos de sua vida em tempo integral a uma causa profissional.
Quantos maridos ou esposas sentem-se presencial e emocionalmente abandonados porque seu cônjuge “casou-se” e na ilusão de estar sendo bem-sucedido esquece-se por completo do compromisso assumido no ato da união.
Deixo claro que não me refiro aqui ao ato de trabalhar. O trabalho é uma benção e dignifica o homem. E Trabalhar duro, por muitas vezes é necessário. Também sei que no mundo de hoje, muitas são as pessoas que simplesmente não tem opção e são obrigadas a se submeter a um trabalho desgastante por um salário irrisório e muitas vezes injusto.
Há também a fase do plantio, em que por um tempo, escolhe-se trabalhar muitas horas por dia por um período até que um objetivo seja alcançado ou uma etapa seja vencida.
Me refiro àqueles que por status ou um pouco mais de dinheiro, sacrificam suas vidas e relacionamentos somente para descobrir mais tarde que, embora bem-sucedidos profissionalmente (às vezes nem tanto) são fracassados em seus relacionamentos pessoais, são admirados por estranhos e praticamente desconhecidos para aqueles a quem deveria amar e ser amado. Essas pessoas esquecem que, os elogios que recebem por sua dedicação extraordinária ao ofício, vem das mesmas pessoas que não hesitariam nem um segundo em substituí-la ou rebaixá-la em caso de algum conflito de interesse. Não percebem que é no âmbito da família onde ela é realmente insubstituível e pode haver amor incondicional se ele for plantado e regado da forma certa e com sabedoria.
Sabedoria.
Devemos entender que sabedoria é muito mais do que conhecimento.
Há muitas pessoas que têm conhecimento, mas são tolas, enquanto há pessoas que não possuem muito conhecimento, porém são sábias.
Sabedoria também não se trata de ter muito dinheiro, na verdade, aquele que tem muito dinheiro, é bom que tenha também muita sabedoria, caso contrário será engolido pela sua própria prosperidade material.
Na crise financeira que afetou o Japão em 1998, explodiu o número de suicídios entre os milionários. O mesmo ocorreu na Grécia no crash de 2008 a 2011. Por que isso ocorre?
A Bíblia não condena a riqueza material, pelo contrário, é claramente indicado que a riqueza conquistada de modo lícito é uma benção do Senhor. Muitos homens de Deus eram pessoas de grandes riquezas e posses tais como os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó, José de Arimatéia, Jó entre outros. Mas Deus adverte a todos os ricos para protegerem seus corações da soberba, da avareza, do egoísmo e para não colocarem toda a sua confiança nas posses e esquecerem-se de seu Criador:
“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.
Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.
Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida”.
1 Timóteo 6:17-19
Há pessoas que não têm muitas posses, mas possuem sabedoria e vivem uma vida de tranquilidade, paz, alegria e relacionamentos genuínos.
A verdadeira sabedoria procede de Deus e ela pode ser adquirida direta da fonte:
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.
Tiago 1:5.
Quando o homem ou a mulher possuem a sabedoria dada por Deus, passam a ver o mundo e a vida como Deus vê. Sendo assim, você começa a dar valor as coisas que realmente têm importam e a deixar de lado as que tem apenas aparência de valer alguma coisa.
O mesmo acontece com os relacionamentos e os hábitos.
Isso vai mudando o ambiente ao seu redor trazendo edificação, paz e qualidade de vida. O sábio sabe discernir com eficiência entre o bem e o mal, entre o que edifica e o que destrói, entre luz e trevas.
Aprendemos a não dispender tempo e energia com coisas vãs, os recursos são mais bem geridos e nos livramos daquilo que traz ansiedade, stress e depressão.
Depressão = Excesso de passado.
Stress = Pressão e preocupação excessiva no presente.
Ansiedade = Excesso de futuro.
Buscar viver com a sabedoria dada por Deus é um ótimo investimento para duas vidas, a vida presente e a vida após a morte, pois suas posses, amigos e parentes só poderão acompanhá-lo até o túmulo. Dali pra frente cada um estará sozinho diante do seu destino com as escolhas que fez durante esta vida.
Através de Jesus, temos acesso a Deus e Ele pode abrir a janela dos céus e derramar sabedoria sobre a sua vida.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.
Mateus 6:33.
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento”.
Provérbios 9:10.
Temor não é medo e sim reverência e respeito. Quem precisa ter medo de Deus são os seus inimigos e não aqueles que o buscam com um coração sincero e contrito.
Que o Senhor o ilumine e o abençoe e que o faça encontrar a sua sabedoria manifestada em seu filho na obra da cruz.
Zambujeiro Enxertado na Oliveira.
www.zambujeiro.com.br