O que tens tu que não tenhas recebido.
Por: Fábio Costa
O que tens tu, que não tenhas recebido?
Jimmy Lee Swaggart foi, provavelmente, o maior Evangelista do século 20.
Sua reputação excedeu as fronteiras de seu país e ganhou o mundo no século passado. Estudante das línguas originais e profundo conhecedor das Escrituras, suas pregações repletas do poder do Espírito e de erudição, costumavam levar multidões a Cristo a cada ministração.
Certa vez, em meados dos anos 80, em uma conferência no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina, ao ver o local completamente lotado, Jimmy perguntou aos organizadores quantas pessoas havia naquele local. Eles lhe disseram que havia 70 mil pessoas dentro do estádio e mais 70 mil iriam assisti-lo por telões no lado de fora.
Ao escutar isso, Jimmy virou para o seu Diácono e assistente e disse o seguinte: “ Deus precisa do meu ministério”.
Pouco tempo depois, Jimmy foi flagrado com uma prostituta em um motel, sendo protagonista do que foi provavelmente o maior escândalo da história da Igreja Americana. Por semanas a fio os jornais estampavam suas primeiras páginas com matérias intermináveis sobre a indiscrição do eminente pregador. Inimigos e desafetos do Cristianismo se banquetearam por anos a fio fazendo troça e zombaria do ocorrido.
Milhares de cristãos que foram tocados pelas pregações do Evangelista ficaram tristes, decepcionados e frustrados.
O orgulho é um pecado comum, por estar presente em todo ser humano, em menor ou maior grau, porém, é uma das mais nefastas enfermidades da alma, pois afasta o homem do homem e também o homem de Deus.
Ninguém está imune a ele.
Jimmy, ao deixar a soberba tomar conta do seu coração ao esquecer que nada no seu ministério bem sucedido tinha a ver com suas habilidades e sim com o poder capacitador e transformador de Deus, passou a baixar a guarda de sua defesa espiritual até ser vencido pelo desejo da carne, o qual todo homem e mulher está sujeito.
Quão diferente teria sido se, Jimmy, um homem muito bem versado nas Escrituras, tivesse se lembrado da advertência clara e inequívoca contida em Provérbios:
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”
Provérbios 16:18
Ou também da instrução do Apóstolo Paulo em sua carta aos crentes de Corinto, ensinado aos orgulhosos cidadãos daquela comunidade que tudo que o homem recebe vem de Deus, seja talentos, saúde, posições ou bem materiais:
“Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?”
1 Coríntios 4:7
Em um ato de hombridade e coragem, Jimmy veio a público se desculpar tempos depois do ocorrido. Sua esposa o perdoou, seu casamento foi restaurado e após um tempo de retiro e disciplina, Jimmy foi reintegrado á comunhão da igreja. Hoje ele ainda faz ministrações, mas seu ministério nunca mais foi o mesmo.
Fica a lição para nós de que somos somente vasos de barro, sujeitos à quedas e fracassos retumbantes se o Senhor não nos sustentar.
“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”
1 Coríntios 10:12
O que Deus fez através do ministério de Jimmy Swaggart, não ficará esquecido, mas que isso também nos ajude a trazer a memória as sábias e inspiradas palavras do profeta Miquéias:
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”
Miquéias 6:8