Artigos Solos admin  

Penas ao vento. O apóstolo Paulo, e a língua maldosa.

“As palavras malditas são como abrir um travesseiro de penas no cume de um monte e soltá-las ao vento. Nunca mais conseguiremos juntar todas as penas. Assim são as consequências da língua maldosa”

Ditado anônimo.

A igreja de Corinto, apesar de contemplada com vários dons espirituais, era entregue a um espírito faccioso e divisionista. Mais conhecido em nossos dias como as famosas panelinhas.

No primeiro capítulo da carta, Paulo relata que foi informado da existência de uma divisão em quatro grupos dentro da igreja. O grupo do próprio Paulo, o grupo de Pedro, o grupo de Apolo e também o grupo de Cristo.

Nota-se que havia a escolha pessoal de cada membro por um líder favorito. As desavenças aconteciam porque cada grupo afirmava que o seu líder escolhido era o melhor em detrimento dos outros.

É o famoso culto à personalidade, um mal que também assola boa parte da igreja em nossos dias.

Até mesmo os que diziam seguir somente a Cristo, ao que tudo indica, faziam isso da forma incorreta ao desprezar os demais apóstolos e líderes da Igreja Primitiva que foram comissionados e enviados pelo próprio Senhor Jesus. Dessa forma, também foram alvos da repreensão de Paulo.

 “Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?”
1 Coríntios 1:13

Aqui, percebe-se a verdadeira transformação operada pelo espírito de Deus em Paulo, ao vê-lo desencorajar imediatamente qualquer bajulação e culto à sua personalidade.

Mas agora quero chamar a atenção para o foco desse texto que se encontra na seguinte passagem:

“Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio”.

1 Coríntios 11:18. Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo.

A epístola de Corinto é claramente uma carta resposta do Apóstolo a uma carta que lhe fora enviada anteriormente por alguns membros da igreja contendo algumas dúvidas acerca de vários assuntos como casamento, coisas sacrificadas aos ídolos e também sobre a forma de disciplina aos que cometiam pecados e escândalos no meio da congregação. Percebemos que Paulo recebeu as denúncias que chegaram até ele, porém, como bem deixa claro o final da passagem com a frase: “e até certo ponto eu o creio”, ele tratou de filtrar e separar muito bem a verdade dos exageros e até das calúnias, para não cometer injustiças na aplicação das devidas disciplinas.

Paulo, como um homem maduro e cheio do Espírito Santo, certamente sabia dos terríveis males que o mau uso da língua pode causar.

Não atoa a Bíblia faz essa terrível descrição da língua usada com maldade na carta de Tiago:

 “a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero”.

Tiago 3:8

O uso malicioso da língua tem o poder de destruir vidas, trazer dor e sofrimento, romper relacionamentos de longa data, provocar guerras, arruinar negócios e causar incontáveis tragédias. Todos nós, em menor ou maior grau já fomos vítimas ou causadores de injustiças por causa da língua. Algumas de consequências duradouras ou permanentes. E isso deveria ser motivo de grande preocupação, pois Deus não deixou de fora essa questão em seu tribunal ao fechar as cortinas deste mundo, como bem exposto nessas palavras de Jesus:

“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”.

Mateus 12:36

Ao contrário dos tribunais humanos, o tribunal divino não pode ser comprado.

No entanto, a Bíblia não nos deixa no escuro com relação ao que fazer para fazer bom uso da língua e do dom da comunicação dado por Deus à humanidade.

Em Mateus 12:34 Cristo diz que “a boca fala do que o coração está cheio”.

Ou seja, Sempre que a Bíblia fala em coração, ela se refere ao núcleo do pensamento, vontade e sentimentos. Qual ambiente você está inserido? Quais as pessoas que te influenciam?

Qual a fonte que alimenta seu pensamento, vontade e sentimento?

São essas coisas que naturalmente vão guiar suas palavras.

E em consequência disso, suas palavras que moldarão o mundo à sua volta, edificando a vida das pessoas ou destruindo-as.

Alimente o seu coração com o tesouro do céu revelado por Deus aos homens.

Leia a Bíblia com regularidade e veja por você mesmo a mudança que será produzida na sua vida. Encerro com um conselho ou pode chamar de dica, se preferir. E esta dica é pra você que não consegue controlar a língua e já fez muita besteira por causa disso e se colocou em situações difíceis muitas vezes. Isso também aponta para falta de sabedoria, o que é bem diferente de acúmulo de conhecimento. Para você eu aconselho começar a ler a Bíblia pelo livro de Provérbios que se encontra lá no Antigo Testamento, entre os livros de Salmos e Eclesiastes.  Ali você vai ter contato com a sabedoria divina revelada aos homens em estado puro. E é voltado para as questões práticas da vida. Muitas delas do dia a dia.

Que o eterno abençoe a todos.

“A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.
Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir”.

Provérbios 25:11,12

Zambujeiro Enxertado a Oliveira.

Leave A Comment