
A Hipocrisia Mata
Hipocrisia = Ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções, fingimento, falsidade.
A hipocrisia é o mal moral mais presente e atuante desde o início dos tempos, e certamente nos acompanhará até o fim da história humana. É a própria mentira encarnada no cotidiano dos homens.
Ela é capaz de envolver o ser humano desde a mais tenra idade até o túmulo. Sendo um engano aconchegante e altamente adaptável à personalidade e ao caráter, tem o poder de destruir e desfigurar a essência do ser, tornando a passagem de uma pessoa nessa vida uma mera caricatura do que realmente deveria ser.
Permita-me expressar isso na pratica descrevendo a atuação da hipocrisia em nossas vidas:
A hipocrisia no dia a dia:
Assim que passamos a ter noção de quem somos e do ambiente onde estamos inseridos, a hipocrisia, como um visitante indesejado, passa a pedir abrigo nos quintais da mente e coração. Isso tudo para depois tornar-se quase uma entidade onipresente em nossas vidas.
Quem nunca foi o indivíduo mais animado de uma festa com amigos, para mais tarde chegar em casa e chorar sozinho no travesseiro ao finalmente tirar a máscara do personagem e voltar a ser a si mesmo? Quando o velho e teimoso espelho volta a revelar as feridas e mazelas da alma que têm que ser escondidas por medo da rejeição?
Quem nunca violou a própria consciência e o senso moral adotando um hábito ou uma atitude, somente para fazer parte de uma “tribo” a fim de satisfazer o senso de pertencimento?
Em tempos de iPhones, câmeras digitais e GoPros, ao ver alguém sendo flagrado cometendo um ato imoral e tendo sua vida exposta, quem nunca precipitou-se em julgar o infrator com o mais rígido julgamento enquanto comete coisas quiçá piores em secreto, ou no mínimo cometeria o mesmo delito se tivesse a oportunidade do “réu”?
Tocamos trombeta em cima dos telhados com os deslizes dos desafetos políticos e ideológicos, enquanto abafamos e afogamos nos mar do esquecimento nossos próprios desvios morais ou de nossos simpatizantes.
Terrível né? Raramente paramos pra pensar no estrago que ela faz.
E fica ainda pior quando percebemos quão longe pode alcançar os seus ardilosos tentáculos.
Hipocrisia religiosa:
Sendo essa a pior de todas, pois além de levar multidões para o Inferno, ainda impede que outros tantos cheguem ao conhecimento da verdade libertadora.
Nenhum pecado foi denunciado por Jesus com tanta severidade quanto o da hipocrisia. Os fariseus, líderes religiosos da época de Cristo, eram os principais culpados desse mal, sendo alvo de duras repreensões por parte de Jesus.
Eles sacrificavam a verdade em nome das aparências, e estavam mais preocupados com a reputação do que aquilo que eram de verdade.
Possuíam uma aparência de piedade, para não perderem as benesses e vantagens trazidas por suas posições, mas no interior e no secreto eram perversos, dissimulados e fraudulentos.
Em uma dessas repreensões, Cristo forneceu o melhor quadro já traçado a respeito da hipocrisia.
É a melhor descrição de um hipócrita, seja ele religioso ou não, que continua retumbando através dos séculos:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície.
“Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade”.
Mateus 23: 27-28.
Os religiosos de hoje em dia, que alimentam esse mal em suas vidas, tendo uma vida dupla enquanto carregam o nome de Cristo, saiam dessa e arrependam-se enquanto é tempo, pois a Bíblia é clara ao dizer que, a exemplo dos Fariseus da antiguidade, seus julgamentos serão muito mais severos por estarem blasfemando com o sagrado e causando escândalos que fecha as portas dos céus para muitos que estão olhando para vocês, ao invés de olhar para Cristo:
“ Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; porque nem vós entrais nem deixais entrar os que estão entrando”.
Mateus 23:13.
O prejuízo imensurável da hipocrisia:
Cristo também faz uma advertência universal, a todos os hipócritas em todas as eras:
A vida secreta de ninguém ficará escondida para sempre:
“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.
Lucas 12:2
Porque haverá um dia em que todos, vivos e mortos comparecerão perante o tribunal de Cristo para serem julgados conforme as suas obras.
“Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho”.
Romanos 2:16.
Agora, imagina viver uma vida inteira de hipocrisia e engano, morrer nessa situação para ter o seu verdadeiro eu exposto para todos no dia do julgamento. Como já dito, o prêmio da hipocrisia é amargo e indigesto.
A solução:
O melhor remédio para a hipocrisia, seja ela religiosa ou não (leia a primeira parte desse texto) é um encontro autêntico com Cristo.
Jesus é um ser pessoal, busque-o com uma intenção sincera e certamente o encontrará. Persista em buscá-lo e o achará:
“Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”.
Salmos 34:1.
“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.
Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva”.
Salmos 145: 18-19.
A partir daí, uma das primeiras coisas a cair será a máscara da hipocrisia, pois não haverá mais necessidade de encarnar um personagem para agradar a homens, pois o próprio Deus suprira todas as necessidades do espírito, corpo e alma.
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”.
Filipenses 4:19.
Minha oração é para que você busque e encontre o Único que pode satisfazer e preencher todos os vazios de sua alma para que você possa ser tudo aquilo que Deus planejou pra ti.
Que o amor de De Deus, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a consolação do Espírito Santo habite em sua vida.
Zambujeiro Enxertado na Oliveira.